quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Resumo


Como fazer um resumo?

Dicas para um bom trabalho...

O que é um resumo?

Um resumo é a apresentação breve das ideias principais de um texto mais extenso, mas tendo todas as ideias fundamentais.
Para tal devem eliminar-se os aspectos secundários.
Por vezes, parece-te que um texto é demasiado longo e que tem informação "a mais". Verás que a tarefa de estudar fica bem mais simplificada se utilizares esta técnica.

 Características de um bom resumo:

Brevidade - só contém as ideias principais. Os pormenores não são incluídos. 
Rigor e clareza - exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara, e que respeite o pensamento do autor. 
Linguagem pessoal - não se copia frases do texto; exprimem-se as ideias principais por palavras nossas.

Como resumir um texto

Para se realizar um bom resumo, deve-se:

1. Ler todo o texto para descobrir do que se trata.
2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a distinguir o essencial.
3. Diferenciar, diferenciar os exemplos ou detalhes das ideias principais.
4. Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma ideia diferente.
5. Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.
6. Num resumo, não se devem comentar as ideias do autor. Deve-se registar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".
7. O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.
8. Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias. Somente as personagens, os ambientes e as ações mais importantes devem ser registados.
9. Não se devem repetir as frases do autor, pois dá a entender que você não entendeu o texto. Se por ventura quiser utilizar alguma expressão do autor, deve-se colocá-la entre aspas.

   Exemplo de um bom resumo:
 Texto - Lendas da Via Láctea

A Via Láctea era imaginada como o caminho para casa de Zeus/Júpiter. Era também considerada o percurso desordenado da corrida de Faetonte pelo Céu, enquanto conduzia o carro do Sol. Os povos nórdicos acreditavam que a Via láctea era o caminho seguido pelas almas para o céu.
Na Escócia antiga era a estrada prateada que conduzia ao castelo do rei do fogo. Os índios primitivos acreditavam que a Via Láctea era o caminho que os espíritos percorriam até às suas aldeias, no Sol. O seu caminho é marcado pelas estrelas, que são fogueiras que os guiam ao longo do caminho.



Resumo:

Existem várias lendas acerca da Via Láctea. São vários os povos, desde os Gregos, os Nórdicos e os Índios primitivos, que interpretam a Via Láctea como um caminho, um rio celestial ou como guia das almas até ao céu.







Fonte: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/fazer_resumo.htm  (Site Português cujo acesso deu-se em 20/08/12 às 21h09)

Você sabe fazer um resumo?
Em primeiro lugar, para que serve um resumo?
Muitos professores de português pedem resumos de livros, de textos longos, etc. Mas não é destes “resumos” que estou falando. Estou falando daquela ferramenta super-útil para estudar. Sim, um resumo é uma ferramenta de valor inestimável e nunca pode ser deixada de lado quando há muita matéria ou muitos dados ao longo de um texto comprido de dar dó.
Para resumir você precisa “enxugar” o texto ao máximo, deixando apenas os dados necessários para que se lembre dos dados importantes. Não adianta ler e reler um monte de páginas na noite anterior à prova, porque seu cérebro poderá lhe pregar uma peça: poderá lembrar até o número da página onde está a informação de que precisa, mas não vai lembrar da resposta à questão.
Em primeiro lugar vá lendo o texto e grifando com marca-texto tudo o que for importante e que não poderá esquecer: nomes, datas, lugares, técnicas usadas. Depois numa folha vá transcrevendo os dados, ligando com flechas, colocando as datas entre parênteses, os locais dentro de colchetes. Na verdade a estética não importa. Não precisa ficar bonito nem seguir um “padrão”. O que importa é que você entenda depois.
Com esse “esqueleto” pronto, comece seu resumo. Se temos Cristóvao Colombo –> 1492 –> América: Colombo descobre América em 1492. E vá colocando as frases, ligando-as de maneira lógica, depois releia para ver se está tudo ali (confira com o texto original para ver se não deixou nada de fora). Faça uma revisão, tire o que não for essencial, anote do lado o que é mais importante, grife o que for de suma importância.
Está pronto? Agora passe a limpo. Acabou? Então pode amassar e jogar fora. Acredite: depois de fazer esse resumo do jeito que ensinei, você já estudou a matéria.