quarta-feira, 7 de maio de 2008

Aniversário de Itapecerica da Serra (Feriado Municipal)

BREVE HISTÓRIA DE ITAPECERICA DA SERRA

ORIGEM

Terra doada por Fernão Dias e sua mulher Inês Camacho, aos padres da Companhia de Jesus do século XVI, sob proteção de Nossa Senhora dos Prazeres, Itapecerica da Serra tem sua origem a partir de um aldeamento de índios em 1.562. Entre Agosto e Setembro de 1.562, foram criados postos em diversas cidades, com o objetivo de instalar uma defesa avançada para que não houvesse ataques aos Padres da Companhia de Jesus. Entre as cidades que foram instaladas estes postos avançados destacam-se: Carapicuíba, Embu, Guarulhos, Itapecerica da Serra e São Miguel.

Em 1.689, a capela de Itapecerica contava com mais de 900 almas sob a proteção do Padre Diogo Machado, da Companhia de Jesus. O núcleo da população indígena foi consideravelmente aumentado com a vinda da maior parte dos indígenas que habitavam a aldeia de Carapicuíba, trazidos por Afonso Sardinha e doutrinados pelo Padre Belchior de Pontes.

Em 1.827, com a imigração alemã para esta região custeada pelo governo brasileiro, o aldeamento indígena foi transformado em colônia, através do Aviso do ministério do Império, de 08 de Novembro do mesmo ano, tendo sido implantado primeiro marco para o desenvolvimento da região. Houve entre os habitantes locais e os alemães fácil identificação e amistosidade em todos os sentidos, e ainda hoje se encontram vários descendentes dessa fusão de raças. Posteriormente, com a chegada dos japoneses, a maioria se dedicando a lavoura, muito contribuíram para o progresso da região, assim como para o seu crescimento demográfico.

Em 20 de Fevereiro de 1.877, através da Lei Provincial nº 18, Itapecerica foi elevada à Freguesia. Em 1.877, através da Lei Provincial nº 33, de 08 de Maio, foi elevada à categoria de Vila, com o mesmo território e divisas que possuía, desmembrando- se de Santo Amaro e conseguindo finalmente sua emancipação Política - Administrativa. Em 11 de Novembro do mesmo ano foi instalada a primeira Câmara Municipal, tendo como 1º secretário o Sr. Francisco de Moraes.

Em 19 de Dezembro de 1.906, através da Lei Estadual nº 1.038, Itapecerica foi elevada a categoria de Cidade. Itapecerica, de acordo com o Decreto Lei Estadual nº 14.335 de 30 de Novembro de 1.944, passou a chamar - se Itapecerica da Serra, e o acréscimo da palavra “Serra”, deve - se ao fato de existir no Estado de Minas Gerais, uma cidade homônima; outra razão é a da sua localização, por estar na Zona de Fisiografia de Paranapiacaba.
Em 1.959 pela Lei nº 5.285, de 18 de Fevereiro, foi criada a Comarca de Itapecerica da Serra, fruto de estudos de descentralização da justiça, compostas pelos municípios de: Embu, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Juquitiba e Itapecerica da Serra que é a Sede da Comarca.

Itapecerica é uma palavra de origem tupi e significa: Monte granítico, de encostas lisas e escorregadias, daí a identificação de “Pedra Lisa Escorregadia”. Segundo conta a lenda, dois índios caminhavam nessa rocha, quando um deles, ao escorregar exclamou: Ita, - ao que o outro respondeu - pecerica, nascendo daí o nome do Município, estando muitas residências, no Largo da Matriz, alicerçadas nesta legendária pedra (Rocha na Rua Henrique Soter Fernandes).

O Aniversário de Itapecerica da Serra é comemorado em 08 de Maio.

fonte:http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_13/Reg13_ItapecericaDaSerra.htm