sexta-feira, 11 de abril de 2008

"Globalização"(Oitavas)

Leitura suplementar: 8ª A,B,C,D,E,F (Geografia, Profª Kátia)

A Globalização

A forte interdependência entre os países, que tem se acelerado nos últimos vinte anos é marcada pelas relações financeiras, comerciais e políticas, pelo grande crescimento dos fluxos de investimentos e do comércio, principalmente nas três últimas décadas, e pela formação de blocos econômicos, caracteriza um processo denominado globalização.
Em relação ao comércio internacional, por exemplo, enquanto em 1950 o comércio de mercadorias (exportações mais importações) movimentou 61 bilhões de dólares1 , em 2000 o valor das transações comerciais entre os países foi de aproximadamente 12,5 trilhões de dólares.
No processo de globalização, pessoas e empresas de diferentes países mantêm intensas relações entre si. Esse processo é caracterizado também pela maior expansão das empresas multinacionais 2 , que se iniciou nos anos 1950 e intensificou-se a partir dos anos 1970.
Atualmente, o nosso dia-a-dia está repleto de mercadorias que foram produzidas pelas multinacionais. Em função do seu poderio econômico, essas empresas podem exercer influência sobre os governos dos países, principalmente dos subdesenvolvidos.
Como têm filiais em diversos Estados-Nação, as multinacionais fabricam componentes dos seus produtos em diferentes países para depois fazer a sua montagem em um único país. Elas lançam produtos em várias partes do mundo simultaneamente. Seus funcionários, mesmo trabalhando em diferentes países, estão em contato diário, trocando informações variadas.
As empresas multinacionais são os grandes agentes e principais interessadas no processo de globalização, pois isso lhes permite, entre outras coisas, diminuir custos na produção e atingir um maior número de consumidores.
Os Estados-Nação, por sua vez, vêm contribuindo para a diminuição de impostos e outras barreiras que impediam maior circulação de mercadorias entre os países.
Todo esse inter-relacionamento, caracterizado pela circulação de mercadorias, de dinheiro e de informações entre as pessoas e empresas de países diferentes, é possível graças aos avanços tecnológicos entre os países nos setores de informática e das telecomunicações, dos quais fazem parte os computadores, os telefones celulares, os satélites artificiais, os cabos de fibra óptica.

Bibliografia: LUCCI, Elian Allabi & Anselmo Lazaro Branco. Geografia, Homem e Espaço (6ª série).São Paulo, Saraiva, 2006


1. Dólar: moeda dos EUA. Pela preponderância desse país, é utilizada como moeda-referência na economia internacional.
2. Empresa Multinacional: grande grupo empresarial (indústrias, empresas de comércio, bancos) que possui uma sede em um país e filiais em muitos outros países. A maioria das multinacionais tem sede nos países desenvolvidos.

Aos alunos das 7ª A,B,C,E,F e 8ªA,B,C,D,E,F

Galerinha, estarei postando alguns textos, fotos e atividades para enriquecimento de nossas aulas. Os alunos que não têm acesso à internet podem pegar o mesmo material na Xerox...
Bons estudos,Bjos
Profª Kátia
Reflitam:
"...Depois de algum tempo você(...)Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influências sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve compará-los com os outros, mas com o melhor que podem ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto(...)"
William Shakespeare